Qual o problema da minha chaminé?

Inspecionando a chaminé para descobrir a causa do retorno de fumaça em apartamentos.

Quando solicitar a inspeção interna na chaminé? Ela mostra todos as anomalias existentes no interior do tubo? Tentaremos esclarecer estas dúvidas aqui.

Em se tratando de condomínios, as vezes existem problemas nas chaminé que parecem inexplicáveis. Situações onde ao "fazer o fogo", seja churrasqueira ou lareira, a fumaça retorna no apartamento do usuário. Há outras situações onde o vizinho de cima ou de baixo "faz fogo" e o problema da fumaça vai para outros que aparentemente não tem comunicação com a chaminé. Existem ocorrências já registradas em que o vizinho do segundo pavimento faz fogo e a fumaça retorna no sétimo ou oitavo andar.

São diversos tipos de coisas que podem acontecer. Há situações em que a fumaça sai até pela tomada elétrica. Fumaça saindo no banheiro, entre outros problemas.

Chaminés em alvenaria construída "in loco" são grandes vilões neste tipo de patologia, mas outros tipos de chaminé podem apresentar problemas indênticos.

O que pode ser feito diante de uma situação dessas? O primeiro passo é investigar. Este processo pode ser demorado e ocorrer em várias etapas.

Um tipo de investigação pouco conhecido e possível é a inspeção interna da chaminé com auxilio de sonda e posterior análise técnica. Há muitos casos solucionados pela Metamold e seus parceiros de situações que vão desde obstruções parciais, obstrução total da chaminé, há também casos de avarias internas, descontinuidade e/ou desconexão de tubulação, seção imprópria entre outros fatores.

A inspeção com auxilio de sonda pode detectar também fissuras e rachaduras que de outra forma seria indetectável.

Se você precisa dessa solução entre em contato conosco e teremos imenso prazer em atendê-lo

Anomalias detectáveis em vistoria da chaminé

  • Fissuras e rachaduras
  • Descontinuidade de tubulação.
  • Obstruções internas na chaminé.
  • Avarias causadas pelo mau uso ou má instalação.
  • Seções mal dimensionadas.
  • Ângulos impróprios;
  • Terminais sem conformidade.

Após a inspeção pode ser fornecido Laudo de Inspeção e também parecer com dimensionamento, sugestão de ajustes de equipamento e detalhamento construtivo para correção da anomalia detectada.